DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
top of page

DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO



No dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina na cidade de Virginia, nos Estados Unidos matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a dará como o DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Neste dia são realizados diversos eventos ao redor do mundo para conscientizar empresários, trabalhadores e demais autoridades quanto aos riscos de acidentes de trabalho. A data é marcada pela luta pela vida, pela defesa de um trabalho decente, com mais segurança. No Brasil, a data foi instituída pela Lei nº11.121/05.


De acordo com a ANAMT, o Brasil é quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho. A cada 48 segundos acontece um acidente de trabalho e a cada 3h38 um trabalhador perde a vida pela falta de uma cultura eficaz de prevenção à saúde e à segurança do trabalho.


De acordo com dados do último Anuário Estatístico da Previdência Social (Aepes), durante o ano de 2016 foram registrados 578,9 mil acidentes do trabalho no INSS. Comparado com 2015, o número de acidentes de trabalho teve um decréscimo de quase 7%. No entanto, não são números para se comemorar, já que o índice de subnotificações é muito alto.


Do total de acidentes, 74,5% foram acidentes típicos, 22,7% de trajeto e 2,6% de doenças do trabalho. A maioria das vítimas era do sexo masculino (69,4%). Ainda segundo a Previdência, em 2017 havia 240.638 trabalhadores afastados do trabalho, recebendo auxílio-doença.


Nesta data, a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) destaca a importância de subsidiar o desenvolvimento, monitoramento e avaliação de projetos, programas e políticas públicas de prevenção de acidentes e doenças no trabalho, bem como informar o combate a irregularidades no meio ambiente do trabalho em todo o Brasil.


Dessa forma fica evidente a necessidade que exista uma cultura nacional prevencionista, onde os empregadores, empregados e demais autoridades assumam a mesma responsabilidade de um ambiente de trabalho seguro e saudável tendo como o foco principal a prevenção de acidentes.


As organizações devem buscar promover um ambiente laboral seguro e com menos riscos à integridade física do trabalhador, além de investir na conscientização de suas equipes.

Dr. Raimundo Leal é Especialista em Medicina do Trabalho RQE1067 e Perito Judicial RQE3465,



65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page