A importância da Consultoria em Saúde e Segurança do Trabalho na sua empresa

Você sabe o que é um consultor?

É o profissional que tem domínio em um assunto específico e usa seu conhecimento para ajudar outras pessoas e empresas.

As suas principais funções são:

- Diagnosticar problemas ou aspectos que podem ser otimizados;

- Definir as soluções e melhorias que devem ser feitas;

- Estabelecer metas;

- Traçar caminhos para alcançar os resultados.


Na área de Saúde e Segurança do Trabalho, a consultoria visa no intuito de auxiliar as empresas na implementação e no cumprimento das normas vigentes de saúde e segurança expedidas pelo Ministério do Trabalho, hoje Ministério da Economia, assim ajudando as mesmas a colocar em prática e evitando que as organizações sejam multadas pelo não comprimento da Legislação.


A consultoria auxilia nas obrigações e cumprimento das Normas e Leis:

- Elaboração do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional - PCMSO, que previne, avalia e identifica os riscos ocupacionais no local de trabalho. O médico do Trabalho e coordenador do PCMSO indica as ações que devem ser tomadas pela empresa para prevenir a saúde ocupacional dos colaboradores.


É muito importante ter um Médico do Trabalho na sua empresa, assim estará regularizada com as obrigações legais e garantido a saúde dos colaboradores, realizando os exames ocupacionais: admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, mudança de função, demissionais e os exames complementares conforme o risco, dentro dos prazos e cumprindo a Lei.


- Elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, que visa na preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação, e consequente controle da ocorrência dos riscos ambientais existentes ou que venha existir no ambiente de trabalho.


- Elaboração do Laudo Técnico de Condições do Ambiente de Trabalho - LTCAT que é requerido pelo instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e tem o objetivo de documentar os agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho e avaliar se podem gerar insalubridade para os trabalhadores eventualmente expostos.


- Elaboração da Analise Ergonômica do Trabalho – AET, que visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.


AET é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo de preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com as demais normas de Segurança e Medicina do Trabalho, em particular com o Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional – PCMSO, e o PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.


É importante a empresa contar com ajuda de um profissional especialista em Medicina do Trabalho e Consultor de empresa para atender as exigências, evitar que a empresa venha ser penalizada com multas pelo não cumprimento das Normas Regulamentadoras e promover a saúde, prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.


Dr. Raimundo Leal, Consultor em Saúde e Segurança do Trabalho, Experiência comprovada com RQE (Registro de Qualificação de Especialista) nº 1067 como Médico do Trabalho.


Para saber mais sobre Consultoria em Segurança e Medicina do Trabalho ligue para 86 3232 3870 e agende sua visita.

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Tel: (86) 3232-3870

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