Você sabe o que significa PCMSO?



PCMSO significa Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, a NR 7 estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregado. Objetivando a promoção e prevenção da saúde dos seus colaboradores.


No item 7.2.1 O PCMSO é parte integrante do conjunto mais amplo de iniciativas da empresa no campo da saúde dos trabalhadores.


O PCMSO tem o objetivo de prevenir, rastrear, monitorar a saúde dos trabalhadores e seus agravos, conhecendo o setor, a função e o grau de risco inerente a esta.


É estabelecido dentro do PCMSO realização dos exames admissional, periódico, retorno de trabalho, mudança de função, demissional e exames complementares conforme a função e os riscos.


Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

O item 7.3.1 especifica que é de responsabilidade do empregador quanto ao PCMSO:


I - Estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento da NR-7 -PCMSO, como atividade permanente da empresa ou instituição;


Dos trabalhadores:

I - Colaborar e participar na implementação deste PCMSO e sugerir melhorias nos postos de trabalho;

II - Informar ao seu superior hierárquico direto ocorrências que, a seu julgamento, possam implicar riscos à saúde dos trabalhadores.

Quem pode elaborar o PCMSO?


De acordo com a letra “c” do subitem 7.3.1 da NR nº 07, o empregador deve indicar, dentre os médicos dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, da empresa, um coordenador responsável pela execução do PCMSO. O PCMSO é um ato médico.


O Médico do Trabalho da sua Empresa


0 visualização

©  2019 - Todos os direitos reservados.

Tel: (86) 3232-3870

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social