PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS REALIZADOS POR CONSULTORIAS EM SST EXIGE EXPERTISE E COMPETÊNCIA
top of page

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS REALIZADOS POR CONSULTORIAS EM SST EXIGE EXPERTISE E COMPETÊNCIA

Atualizado: 30 de mar. de 2022



O eSocial trouxe uma grande oportunidade de crescimento para os profissionais da área de SST que atuam em consultorias e assessorias de Saúde e Segurança do Trabalho. Pois com a efetiva entrada da obrigatoriedade do envio dos eventos para a plataforma, houve uma procura muito grande por empresas especializadas no assunto, principalmente por orientação das contabilidades.


Essas empresas vêm acompanhando uma série de mudanças na forma de realizar os serviços aos seus clientes. De acordo com o engenheiro de Segurança do Trabalho e diretor da Laboral - Saúde e Segurança do Trabalho, Jorge Chahoud, houve uma transformação significativa com investimento forte, através da aquisição de softwares (para parametrização das informações dos eventos e mensagerias para o envio) para alinhamento dos processos, além do surgimento de um departamento exclusivo para monitoração das informações e correção de inconsistências, contando com uma equipe técnica treinada. É possível afirmar que está havendo um olhar mais respeitoso para este segmento, e uma avaliação mais técnica sobre as consultorias.


Uma consultoria que não tenha uma boa ferramenta que faça essa gestão de SST e a movimentação para o eSocial está fora do mercado. De acordo com o Dr. Raimundo Leal, a prestação de serviços realizados por consultorias em SST exige expertise e competência. Acreditamos, dessa forma, que haverá um encolhimento do número de consultorias e um aperfeiçoamento daquelas que permanecerem.


As mudanças também devem acabar com a informalidade da área. Muitas empresas que estavam acostumadas a oferecer serviços SST, estão abrindo mão de trabalhar na área devido a seriedade e complexidade que os eventos SST tomaram neste momento. Pois antes das fiscalizações, as empresas não eram obrigadas a se preocupar com as ações de SST, agora, a identificação já começa a partir de quem envia a informação pelo certificado digital ICP-Brasil e pelos responsáveis técnicos devidamente identificados no eSocial.


A partir de agora, para a realização da gestão de SST e envio dos eventos, a área de medicina e segurança devem utilizar softwares compatíveis. Pois se forem diferentes, podem gerar divergências nas informações prestadas. Como a mensageria é uma só, a área de saúde e segurança devem estar em harmonia para que não informem riscos e condições diferentes. Acreditamos que a integração e o alinhamento entre os departamentos de engenharia e medicina devem estar cada vez mais afinados.


Independente se há ou não punição por parte do Governo para as empresas de grupos que já tiveram o eSocial implantado, mas ainda não estão fazendo o envio dos dados, há as que já estejam cumprindo o cronograma corretamente. Gestores de SST das organizações garantem que o processo, no início, foi desafiador e que começaram a pensar na sua operacionalização muito antes de ele ser implementado. O Dr. Raimundo Leal começou a estudar o eSocial desde 2017 , buscando uma constante atualização.


Conte com o NTS - Núcleo do Trabalhador Saudável para enviar todas as informações e documentos da sua empresa para o eSocial de forma prática e simples, mantendo atualizado o banco de dados dos seus funcionários. Conte conosco para tirar todas as dúvidas que possam surgir, nós cuidaremos de todos os detalhes para que sua empresa esteja preparada para as mudanças em SST.


Estamos disponíveis para todo mercado: empresas, engenheiros, técnicos de segurança, contadores, e todos os clientes em geral.


Vale ressaltar mais uma vez que o principal objetivo da Saúde e Segurança do Trabalho é proteger e preservar a saúde de seus empregados em relação aos riscos ocupacionais. Por isso, é importante que a empresa continue trabalhando para evitar os riscos ocupacionais.


Dr. Raimundo Leal é Especialista em Medicina do Trabalho RQE1067, Perito Judicial RQE3465, e é o médico apto para realizar os Programas de Saúde e Segurança do Trabalho na sua empresa e fazer o envio ao eSocial!


Estamos à sua disposição. Entre em contato conosco: (86) 99834-0724 ou através do e-mail: rmartinsleal@yahoo.com.br



28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page