LER/DORT a prevenção é o melhor remédio!



O dia 28 de fevereiro é comemorado o dia da prevenção a LER/DORT – (Lesão por Esforço Repetitivo e Doenças Ocupacionais Relacionadas ao Trabalho) é uma síndrome relacionada ao trabalho, caracterizada pela ocorrência de vários sintomas concomitantes ou não.


São eles: dor, parestesia, sensação de peso, fadiga, de aparecimento insidioso, geralmente nos membros superiores, mas podendo acometer os membros inferiores.

Foram definidas algumas delas que são as tenossinovites, sinovites, compressões de nervos periféricos, síndromes miofaciais, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, entre outras, que afeta músculos, nervos e tendões dos membros superiores principalmente, e sobrecarrega o sistema musculoesquelético. Podendo ser identificadas ou não. Sendo essas doenças causas de muitos afastamentos por incapacidade laboral temporária ou permanente.


Essas lesões são resultadas da combinação da sobrecarga das estruturas anatômicas do sistema osteomuscular com falta de tempo para sua recuperação.


Causas


Essas lesões são causadas pelo uso excessivo de determinadas articulações do corpo, utilização de posições forçadas, transportes, elevação de cargas e trabalho em altura, em geral relacionado a certas profissões, como exemplo o digitador, profissionais da área de computação, bancários, costureiras, trabalhadores da construção civil e outros.


Esses profissionais passam horas fazendo o mesmo movimento com as mãos ou braços, provocando uma inflamação das estruturas ósseas, ou nos músculos, nos tendões ou mesmo comprimindo nervos e a circulação.


Prevenção


Para prevenção da LER/DORT a empresa deve adotar algumas medidas, quais sejas: Pequenas pausas para quem realiza atividade repetitividade excessiva ou em postura inadequada por tempo prolongado. Esses pequenos intervalos servem para recuperação das estruturas anatômicas do sistema osteomuscular.


Ginastica laboral também ajuda na prevenção destas lesões e demais doenças relacionadas ao trabalho.



Os profissionais devem respeitar seus limites biomecânicos e adotarem posturas adequadas e a empresa deve adequar seu posto de trabalho de acordo com as características físicas e com sua atividade.


Qualidade de vida também ajuda na prevenção das lesões, ter uma boa noite de sono ajuda na recuperação das estruturas anatômicas dos membros, ter um bom condicionamento físico, manter a saúde física e mental ainda é a melhor prevenção.

52 visualizações

©  2019 - Todos os direitos reservados.

Tel: (86) 3232-3870

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social