JANEIRO BRANCO

SAÚDE MENTAL em uma visão transdisciplinar, humanista e moderna, engloba tanto a ausência de transtornos mentais (ou doenças mentais) como, por exemplo, a Depressão, como, também, a capacidade de o indivíduo reagir, equilibrada e adequadamente, às circunstâncias, condições e vicissitudes da vida, como, por exemplo, a pressão no trabalho, os desencontros amorosos, as cobranças da sociedade, as oportunidades da infância, as responsabilidades da vida adulta, as questões da idade avançada etc.


Segundo a (OMS) Organização Mundial da Saúde, Estar mentalmente saudável é o estado de bem-estar no qual uma pessoa consegue desempenhar suas habilidades, consegue lidar com as inquietudes da vida, é capaz de trabalhar de forma produtiva e contribuir para a sua comunidade. Mas a nossa vida cotidiana nos leva a crer que esta cada vez mais difícil levar a vida dessa forma.


A campanha do janeiro branco tem como objetivo chamar a atenção de todas as pessoas do mundo para as questões relacionadas à Saúde Mental e à verdadeira felicidade dos seres humanos. A ideia era aproveitar a posição estratégica, assim como o perfil introspectivo do mês de Janeiro, e chamar a atenção das pessoas (e autoridades públicas) para essas questões de ordem psicológica-existencial, incentivando-as a tomarem o início do ano como um ponto de partida privilegiado para pensarem sobre as suas condições psicológicas e investirem em mais Saúde Mental em suas vidas ao longo de todo o tempo.


Essa e uma campanha criada por psicólogos brasileiros, que tem como objetivo abrir novas possibilidades para tratamentos nos aspectos emocionais e mentais da nossa vida! Criada em 2014, em Minas Gerais, a campanha conta com a participação de diversos profissionais que colaboram participando de palestras, debates e vídeos informativos sobre a importância do Janeiro Branco. A conscientização já tem grande público. Alcançados em grandes cidades brasileiras e em outros países no mundo como Estados Unidos, Japão e Portugal.


MAS QUAL A GRANDE IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO REFERENTE AO JANEIRO BRANCO?


Pois como muitos sabemos o preconceito com a nossa saúde mental ainda e muito grande tanto com nos mesmo ou em base familiar. Buscamos aparentar que estamos sempre bem, e buscar ajuda profissional poderia ser um sinal de fraqueza. Por isso a conscientização sobre a causa e muito importante. Para que possamos viver saúde não só a física como mental em perfeito equilíbrio.


O mês de janeiro foi escolhido como uma mensagem simbólica e cultural, como um mês de renovações, de esperanças e projetos na vida. Muitas das vezes terminamos o ano prometendo sempre algo para o ano seguinte e o mês janeiro veio justamente com essa pauta, porque não começar o ano com minha saúde mental em dia. A campanha propõe o debate e o planejamento de ações em prol de sua saúde mental. Com a campanha pretende-se difundir um conceito ampliado de saúde mental e saúde emocional, como um estado de equilíbrio.


Ela e uma campanha direcionada não só para pessoas que já sofrem ou sofreram com problemas psicológicos, mas sim para toda a população em modo geral. Pois quanto mais tiverem o conhecimento sobre o assunto maior será o debate e desconstrução de ideias erradas sobre terapia e cuidados com a saúde mental.





13 visualizações

©  2019 - Todos os direitos reservados.

Tel: (86) 3232-3870

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social