Investir na cultura de Saúde e Segurança do Trabalho aumenta a qualidade de vida dos colaboradores



As empresas devem investir mais na área de Saúde e Segurança do Trabalho, seguindo as Normas, as Leis e o eSocial vigente no Brasil, assim estará prevenindo e evitando as doenças ocupacionais e os acidentes do trabalho. Dando uma melhor qualidade de vida para seus colaboradores, assim a produtividade e a economia da sua empresa aumentarão.


Existem várias maneiras de melhorar a SST nas empresas, começando por investimos nessa área. As empresas devem manter as informações atualizadas sobre a existência dos riscos e suas consequências aos seus empregados.


Fazer os exames médicos ocupacionais: Admissional, periódico, mudança de função, retorno ao trabalho e demissionais. Manter em dia os Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho - LTCAT entre outros.


Fornecer os EPIs adequados e em número suficiente para postos de trabalho. Realizar treinamentos quanto ao seu uso e tornar obrigatório.


Realizar palestras sobre Ergonomia, Doenças ocupacionais, como o Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT) e a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), o Câncer de Próstata e Medidas de prevenção contra acidentes de trabalho.


Elaborar ordens de serviço - OS - específicas para os serviços que envolvam risco de acidentes de trabalho em máquinas e equipamentos com orientações dos riscos ocupacionais da atividade e visando prevenir os atos inseguros no desempenho do trabalho.


Manter o SESMET em funcionamento promovendo atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores. A empresa deve também realizar ginástica laboral. Além de Treinamento de primeiros socorros.



2 visualizações

©  2019 - Todos os direitos reservados.

Tel: (86) 3232-3870

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social