Dia Mundial da Saúde Mental


10 de outubro dia Mundial a Saúde Mental

Hoje dia 10 de outubro comemoramos o dia Mundial da Saúde Mental, que foi instituído em 1992, pela Federação Mundial de Saúde Mental.


Este dia visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ou sócio-econômicas.


Os problemas relacionados a saúde mental são considera dos pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma prioridade devido ao grande número de dias de incapacidade que o transtorno mental pode causar. Estatísticas apontam que uma a cada cinco pessoas no trabalho podem sofrer de algum problema de saúde mental. Esses problemas vão impactar diretamente no ambiente de trabalho, causando perda de produtividade e faltas ao trabalho, entre outros. Dados mostram que as maiores causas de afastamento do trabalho no ano de 2020 e nos anos posteriores serão os problemas psicológicos.


A organização do trabalho, a submissão a chefias autoritárias, a falta de comunicação entre as pessoas, o aumento no ritmo de trabalho e a exigência crescente de produtividade também são fatores que podem afetar a saúde dos trabalhadores. O assédio moral, quando um superior ou um colega de trabalho submete o trabalhador a constrangimentos ou humilhações de forma repetida e prolongada, também pode causar danos mentais.


As pessoas jovens estão sendo cada dia mais acometidas com os transtornos mentais, principalmente os mais graves, como esquizofrenia e transtorno afetivo bipolar, que trazem impacto significativo não só na vida do paciente, como também na de seus familiares, e assim afeta o ambiente de trabalho dos envolvidos e outros como a depressão e quadros ansiosos, podem igualmente levar a um grande sofrimento.


Neste dia realizam-se conversas, palestras, conversações e diálogos para se encontrar soluções para os problemas relacionados com a saúde mental e coordenar esforços na luta contra esta realidade. O tema do Dia Mundial da Saúde Mental é: "Dignidade na Saúde Mental: Primeiros Socorros de Saúde Mental e Psicológica para Todos".


Os empregados devem ser orientados a reconhecer sinais de depressão entre os colegas, como a tristeza excessiva, a falta de esperança, a perda de interesse em atividades que antes traziam prazer e as modificações de apetite e hábitos de sono. Fique atento aos sintomas para ajudar cada vez mais pessoas, seja no ambiente familiar ou do trabalho.

3 visualizações

©  2019 - Todos os direitos reservados.

Tel: (86) 3232-3870

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social