Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT)

A história da Medicina do Trabalho é secular, tendo como pai o médico italiano Bernardino Ramazzini, que em 1700 publicou o livro As Doenças dos Trabalhadores. A obra relata os principais problemas de saúde que os trabalhadores da época enfrentavam. Vale citar, que os escritos de Ramazzini chegaram antes da Revolução Industrial ecoar, momento que trouxe grandes mudanças nas relações de trabalho.


Sem dúvidas um marco para a nossa profissão. Por isso, fiz essa breve citação histórica antes de mencionar a importância da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT). Esse órgão possui representação nas 27 unidades federativas do país e tive a honra de presidir a regional piauiense, sendo atualmente membro da diretoria.


A atuação da ANAMT traz como pilares fundamentais a defesa da saúde do trabalhador, assim como a valorização do profissional. A entidade sempre promove ações nesses dois campos, diante de congressos, fóruns, seminários e cursos. O próximo evento vai ser aqui em Teresina-PI. O Seminário Norte/Nordeste da ANAMT 2018 será entre o dia 31 de maio e 02 de junho. Médico do trabalho, venha participar e compartilhar seu conhecimento e experiência.




Em 2018 a ANAMT completa 50 anos de fundação, sendo a maior associação de médicos da América Latina. Para celebrar esse grande feito, foi lançado o livro que conta a trajetória da entidade e que você pode conferir aqui.




A associação também mostra a importância da especialização em medicina do trabalho e áreas de atuação. No site oficial ela descreve os seguintes campos:


- Nos espaços do trabalho ou da produção – as empresas -, como empregado nos Serviços Especializados de Engenharia de Segurança e de Medicina do Trabalho (Sesmt), como prestador de serviços técnicos, para a elaboração do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) ou de consultoria.


- Na normalização e fiscalização das condições de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) desenvolvida pelo Ministro do Trabalho e Emprego (MTE).


- Na rede pública de serviços de saúde e no desenvolvimento das ações de saúde do trabalhador.


- Na assessoria sindical em saúde do trabalhador, nas organizações de trabalhadores e de empregadores.


- Na Perícia Médica da Previdência Social, enquanto seguradora do Acidente do Trabalho (SAT).


- Na atuação junto ao Sistema Judiciário como perito judicial em processos trabalhistas, ações cíveis e ações da promotoria pública.


- Na atividade docente e na formação e capacitação profissional.


- Na atividade de investigação no campo das relações entre saúde e trabalho.


- Em consultoria privada no campo da SST.


11 visualizações

©  2019 - Todos os direitos reservados.

Tel: (86) 3232-3870

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social