Abril verde – Mês para conscientizar sobre as prevenções de acidentes e doenças do trabalho

Atualizado: 15 de Abr de 2019

Em 09/04/2019 foi realizada abertura da CANPAT – Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes no Trabalho 2019, é uma campanha promovida pelo Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho da SRTb – PI.


Abertura da CANPAT – Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes no Trabalho 2019

Com o tema “Gestão de Riscos Ocupacionais – O Brasil contra Acidentes e doenças do Trabalho”.


A palestra contou com a presença do Superintendente Regional do Trabalho SRTb/PI Dr. Philippe Salha, os Auditores Fiscais, o Médico do Trabalho Dr. Raimundo Leal, Engenheiros de Segurança do Trabalho e representante da OAB.


Durante o mês terão palestras de conscientização para diversos setores, assim prevenir os acidentes e as doenças do trabalho.


Abril Verde é um movimento de conscientização da saúde e segurança no trabalho e orientação com o objetivo de prevenir acidentes e doenças do trabalho.


Foi criado em 2014 e escolhido esse mês pelo dia 07 de abril comemorar o dia Mundial da Saúde e o dia 28 de abril comemorado o dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. A cor verde representa a saúde e segurança do trabalho.


Essa campanha visa conscientizar as empresas a desenvolverem projetos e programas nas organizações e assim incentivarem seus trabalhadores a colaborar nos respectivos planejamentos, certificando a empresa de que como o projeto foi desenvolvido com a ajuda dos colaboradores, tal como através da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Assim, a empresa estará cuidando das causas e problemas específicos enfrentados pelos trabalhadores nos seus postos de trabalho (GALAFASSI, 1998).


As empresas devem aproveitar o mês de abril para adotar procedimentos de Saúde e Segurança, promover palestras conscientizando seus colaboradores, orientando sobre acidentes e doenças do trabalho. Assim alertará sobre as boas práticas para reduzir os números de acidentes.


Segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, foram registrados cerca de 3,5 milhões de casos de 2012 a 2016.


Esse mês é para se pensar sobre os cuidados com a saúde e a vida daqueles que exercem atividades laborais. É uma campanha para todos os níveis de governo e empresas privadas, assim liberar mais recursos para investimentos na prevenção de acidentes e doenças de trabalho. O mês de abril é um período de reflexão.


13 visualizações

©  2019 - Todos os direitos reservados.

Tel: (86) 3232-3870

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social