A importância da realização dos exames audiométricos nos trabalhadores expostos ao ruído

A importância da realização dos exames audiométricos nos trabalhadores expostos ao ruído



De acordo com o Item 2.2 do Anexo I da NR 7, entende-se por exames audiológicos de referência e sequencias o conjunto de procedimentos necessários para avaliação da audição do trabalhador ao longo do tempo de exposição ao risco.


No item 3.1 devem ser submetidos a exames audiométricos de referência e sequenciais, todos aqueles trabalhadores que exerçam ou exercerão suas atividades em ambientais cujos níveis de pressão sonora ultrapassem os limites de tolerância estabelecidos na NR 15 nos anexo 1 e 2.


O exame audiométrico deve ser executado por profissional habilitado, médico ou fonoaudiólogo, conforme a resolução dos respectivos concelhos.


O exame audiométrico deverá ser realizado na admissão, com 06 meses, a partir daí anual. O resultado do exame deverá ser registrado em ficha clínica para acompanhamento com identificação do colaborador com idade, número do RG, nome da empresa e função.


O trabalhador deverá permanecer no mínimo 14 horas em repouso auditivo para realização do exame.


No item 5.1 cita: o diagnóstico conclusivo, o diagnostico diferencial e a definição de aptidão para o trabalho, na suspeição de perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados, estão a cargo do médico coordenado do PCMSO de cada empresa.

5 visualizações

©  2019 - Todos os direitos reservados.

Tel: (86) 3232-3870

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social