BLOG | Raimundo Leal | Teresina | Médico do Trabalho
top of page


Durante este mês de abril, estamos na campanha do ABRIL VERDE que busca conscientizar as empresas e sociedade em geral sobre a importância da prevenção de doenças e acidentes de trabalho. 


Evitar que os colaboradores sejam expostos a riscos durante suas atividades é um grande desafio para as empresas, por isso a cultura da prevenção é tão importante para as empresas. Além disso, prevenir um acidente ou uma doença ocupacional será sempre mais barato e mais eficaz do que tratar suas consequências.


Uma cultura de prevenção no ambiente corporativo garante muito mais o sucesso das medidas de segurança do trabalho implantadas na empresa. É essencial que todos na organização compartilhem um conjunto de ações, comportamentos e sistemas de segurança para reduzir e prevenir tais perigos.


O objetivo da cultura da prevenção é aumentar a adoção de práticas seguras e preventivas, trazendo diversos benefícios, tanto para os funcionários quanto para a empresa, incluindo a diminuição dos riscos de acidentes, o aumento da confiança dos colaboradores, maior produtividade e engajamento, redução do número de afastamentos e garantindo um ambiente de trabalho em conformidade com as normas regulamentadoras.


Deve-se estimular o uso de EPIs e EPCs, promover treinamentos e capacitação adequados, sinalizar os riscos e contar com uma equipe especializada em Saúde e Segurança do Trabalho para implementar a cultura da prevenção na empresa.

 

Dr. Raimundo Leal é médico especialista em Medicina do Trabalho RQE 1067 e Perito Judicial RQE3465, com mais de vinte anos de experiência no mercado e possui na sua equipe o Engenheiro de Segurança do Trabalho. São, portanto, habilitados para realizar ações do Abril Verde na sua empresa, realizar os Programas SST e fazer os envios ao eSocial.



Estamos à sua disposição. Entre em contato conosco (86) 99834-0724 ou através do e-mail: rmartinsleal@yahoo.com.br


8 visualizações0 comentário

É uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. É também uma iniciativa para reforçar o compromisso das empresas com para a construção de ambiente de trabalho mais seguros, saudáveis e consequentemente, mais produtivos.

 

A cada 48 segundos ocorre um acidente de trabalho no país e a cada 3 horas e 38 minutos uma pessoa morre pelo mesmo motivo (dados de 2018 do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho). Tendo em vista este cenário, o movimento abril verde tem como foco conscientizar toda a sociedade, durante todo mês de abril, para a prevenção, saúde e segurança do trabalho.

 

O movimento surgiu como uma forma de lembrar o “Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho”, que é celebrado no dia 28 de abrilem homenagem a 78 mineiros que morreram em uma explosão, em 1969, em uma mina em Farmington, West Virginia, nos Estados Unidos.

 

Todas as empresas podem promover ações do Abril Verde, visando:

– A redução de acidentes e afastamentos, a garantia da integridade da equipe por meio de ações dos Programas de Gerenciamento de Riscos (PGR) e de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

 

Além disso, a campanha também tem o objetivo de levantar riscos, ampliar a cultura de prevenção em todos os ambientes laborais (durante todo o ano), avaliar o comportamento dos trabalhadores em relação aos EPIs e EPCs, estimular a reflexão dos gestores em relação às suas responsabilidades, instituir ações de caráter preventivo e promover a qualidade de vida do trabalhador.

 

Os gestores das empresas podem instituir ações do Abril Verde reforçando alguns temas como: cultura de prevenção, saúde mental, ergonomia, primeiros socorros e prevenção de acidentes com máquinas e equipamentos.

 

Como implantar as ações na empresa?

Realize palestras com profissionais da área da saúde ou ex-funcionários que sofreram algum dano, como uma forma de relato de caso. Invista em Fóruns e Debates entre gestores e colaboradores. Promova a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), lembre-se do treinamento sobre a utilização de EPI´s e EPCs. Envolva toda a equipe!


O principal desafio desta campanha, portanto, é mostrar aos empresários que é possível fazer ainda mais para que o trabalhador possa executar seu ofício laboral de forma mais saudável e segura, se precavendo de prejuízos financeiros e até tragédias com vítimas fatais.




Dr. Raimundo Leal é médico especialista em Medicina do Trabalho RQE 1067 e Perito Judicial RQE3465, com mais de vinte anos de experiência no mercado e possui na sua equipe o Engenheiro de Segurança do Trabalho. São, portanto, habilitados para realizar ações do Abril Verde na sua empresa, realizar os Programas SST e fazer os envios ao eSocial.




Estamos à sua disposição. Entre em contato conosco (86) 99834-0724 ou através do e-mail: rmartinsleal@yahoo.com.br


12 visualizações0 comentário


Foi publicado o edital com o cronograma de implantação do DET - Domicílio Eletrônico Trabalhista. Confira:



E para lembrar:



Após a atualização do cadastro, o empregador poderá outorgar poderes a um terceiro para acessar o DET em seu nome, por intermédio do Sistema de Procuração Eletrônica – SPE no site: spe.sistema.gov.br


O Núcleo do Trabalhador Saudável possui uma equipe multidisciplinar com profissionais qualificados e reconhecidos no mercado com habilitação legal, isto é, Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho com Registro no seu Conselho de Classe que entende detalhadamente sobre as leis que regem a Previdência Social, o Sistema de Administração Tributária e está totalmente atualizado a respeito das multas e da nova forma de notificação via DET, portanto, isso não será uma preocupação para você!




Dr. Raimundo Leal possui o Registro de Classe CRM 606 PI, é médico especialista em Medicina do Trabalho com RQE 1067 e Perito Judicial RQE 3465, com mais de vinte anos de experiência no mercado e conta com renomados Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho para realizar a consultoria especializada em DET para sua empresa!



 Estamos à sua disposição. Entre em contato conosco: (86) 99834-0724 ou através do e-mail: rmartinsleal@yahoo.com.br.


24 visualizações0 comentário
bottom of page